
Información general
Financiamiento
Client
Information
Contato para perguntas sobre o projeto:
Nome do contato do cliente: Mário Azevedo de Arruda Sampaio
Cargo: Superintendente de Captação de Recursos e RI
Telefone: +55 11 3388 9664
E-mail: maasampaio@sabesp.com.br
ALCANCE
Y
OBJETIVO
DEL
PROYECTO
A operação proposta consiste em um financiamento para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S.A. ("Sabesp"), de forma a apoiá-la na instalação de: (i) cinco Unidades Recuperadoras da Qualidade de Águas em Áreas Informais (“URQs”) na bacia do rio Pinheiros, a saber: URQ Jaguaré, URQ Antonico, URQ Pirajussara, URQ Água Espraiada e URQ Cachoeira; e (ii) até trinta e dois usinas minigeradoras fotovoltaicas (“UFVs”), com potências inferiores a 5 MWp e um total de 73 MW de potência instalada, a serem implantadas em áreas operacionais da Sabesp no Estado de São Paulo, contribuindo para ampliação da produção de energia renovável e diversificação da matriz energética da Empresa (o “Projeto”).
As URQs serão instaladas na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, num cenário urbano heterogêneo com densa ocupação. Os locais selecionados estão próximos a bairros de baixa renda e com áreas de ocupação desordenada, onde a implantação do sistema de esgotamento sanitário é, na maioria das vezes, inviabilizada, seja pela extrema complexidade das ações requeridas ou pela inexequibilidade da construção das redes e dos coletores-tronco nestes locais. Já as UFVs serão implantadas em áreas operacionais da Sabesp no interior do Estado de São Paulo. Essas áreas, em sua maioria, contam com Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) do tipo Lagoa de Estabilização, e possuem terrenos ociosos adequados para a instalação das UFVs.
Dessa maneira, o Projeto irá contribuir para a redução das cargas poluidoras provenientes de locais sem sistema de esgoto e melhoria da qualidade ambiental da bacia do rio Pinheiros, assim como para a melhoria da eficiência energética da Sabesp como um todo. As UFVs, terão a capacidade de suprir aproximadamente 60% da energia consumida em Baixa Tensão, ou 4,5% de toda a energia consumida na Empresa, diminuindo assim a emissão de gases de efeito estufa pelo consumo energético.